Em 2015 viajei pela primeira vez para fora do continente europeu. Índia foi o destino escolhido. Desde então que em todas as viagens que fiz, desde as mais diferentes às mini trips pela Europa, que muitos de vocês me perguntam como organizo as minhas viagens e pedem dicas para planear viagens  a um baixo custo - especialmente para fora do continente Europeu. Portanto, hoje vou revelar-vos todas as minhas dicas para organizar boas viagens ao mais baixo custo.

1. agência vs casa
Esta é provavelmente a primeira questão que nos vem à cabeça quando se está a organizar uma viagem. Devemos ir a uma agência e pedir que nos planeiem a viagem toda ou organizarmos nós mesmo em casa?

Por vezes quando se trata de viagens como ir à Índia o melhor será recorrer a uma agência. Contudo, hoje em dia, para além da enorme quantidade de informação, artigos e experiências pessoais que podemos encontrar na internet há também vários sites que nos ajudam a planear a viagem da melhor maneira.

Bem, voltando à questão inicial... Viajar por uma agência é mais caro? Nem sempre. Depende do número de pessoas, do destino e da época. Por vezes viajar em grupo compensa mais ir por uma agência por haver pacotes mais baratos ou, dependendo das alturas do ano, há pacotes para certos destinos em promoção. 

Pela minha experiência, geralmente, não me compensa viajar por agência e, de qualquer fora, eu gosto sempre de organizar as minhas viagens. Dá trabalho, especialmente quando há mais do dois vôos porque têm de ter bastante atenção às datas e horas para bater tudo certo, mas vale a pena.

2. procurar o vôo mais barato
Há uns anos atrás o primeiro site que utilizava para procurar vôos era a eDreams. Depois de várias pesquisas e comparação com outros sites comecei a perceber que a eDreams no último passo do processo de compra acrescentava mil e uma taxas e o preço passava de "wow, isto é super barato, temos de aproveitar" para um "então mas não era X? nem pensar". Esta situação deixava-me sempre irritada porque perdia imenso tempo a tentar encontrar a opção mais viável e acabava sempre por não conseguir nada. E por mais que em alguns casos aumentassem 'apenas' uns quantos euros, sentia-me enganada. Já para não falar que quando temos um budget apertado, este aumento, por mais pequeno que seja pode fazer a diferença.

Mais tarde, apareceu a Momondo e, desde então, é dos primeiros sites onde faço a minha primeira pesquisa. É prático, super intuitivo e permite-nos pesquisar de mil e uma formas, definir filtros, companhias, escalas, enfim. 

Depois de fazer um check geral nos vôos e preços obtidos na Momondo, vou ao Google Flights confirmar que não há ofertas mais em conta. A verdade é que nos últimos tempos este site também começa a ser dos meus favoritos.

Por último, se os sites anteriores me mostrarem propostas onde os vôos são da mesma companhia vou diretamente ao site da companhia arérea, pois às vezes pode compensar comprar diretamente à companhia (nem sempre compensa, atenção).

Resumidamente, este é o meu processo de procura de vôos:

1. Pesquisa geral na momondo
2. Segundo check na Google Flights
3. Confirmar valores e vôos no site da companhia área (caso as propostas dos sites anteriores sejam com vôos da mesma companhia)


Talvez ao ler isto pareça um processo super complicado e que demora anos, mas não é assim tão díficil e vale a pena, especialmente quando viajavam com budget.

Uma coisa super importante na pesquisa de vôos é colocarem sempre o número certo de pessoas. A maior parte das minhas amigas e das pessoas que me rodeiam coloca sempre 1 pessoa na pesquisa, mas não devem fazer isso! Acreditem que faz diferença! Por exemplo, se houver um vôo que só tem lugar disponível para uma pessoa, como eles querem ocupar esse lugar, o preço vai estar bem em conta, mas se colocarem 2 ou 4 pessoas, como já será outro vôo, o preço vai estar mais alto. E com isto vão estar a perder tempo na pesquisa e a ter em conta valores errados.

Claro que durante a pesquisa, se tiverem datas flexivéis podem sempre ir mudando os dias de ida e regresso para ver se os preços oscilam muito. Depois de compararem tudo e verem o que é que vos compensa mais é hora de comprar o vôo!

3. então e o alojamento?
Quando já tenho os vôos comprados, passo para a procura de alojamento. As opções normalmente são: Hotel vs Airbnb.

Confesso que para viagens em família a escolha é sempre hotel por ser mais cómodo e para viagens entre amigos ou com o namorado a opção é aquela que compensar mais, Airbnb ou Hotel.

Quando já sei que a opção é hotel faço sempre as minhas reservas através da Booking. Já me disseram que a booking oferecia os piores quartos do hotel, mas para ser sincera as minhas experiências foram sempre ótimas, por isso continua a ser o meu site de eleição.

Os parâmetros que tenho sempre em conta são:
- pequeno-almoço (acreditem que faz diferença tomar um bom pequeno-almoço quando estamos em viagem);
- wifi gratuito (parece óbvio, mas a verdade é que hoje em dia ainda há muitos sítios que não têm wifi, que têm apenas no lobby ou que cobram por isso);

Depois de fazer check nestes dois pontos vou escolher entre as opções apresentadas aqueles que estão mais perto do centro e que têm melhor pontuação - e que estão dentro do budget, claro.

Quando estiverem a fazer as vossas reservas na Booking criem a vossa conta porque isso vai dar-vos vantagens!

Eu tenho conta e faço sempre as reservas de todas as minhas viagens (quer seja em família, com o namorado ou entre amigos) e o Booking vai guardando as vossas reservas e fazendo um check à medida que usufruem dos hóteis e ao final de 5 reservas entram no programa de genius. Este programa dá-vos acesso a 10% desconto adicional nos alojamentos mais populares e algumas vantagens em viagens como transporte para o aeroporto gratuito, bebida de boas-vindas ou check out tardio.

Posso dizer-vos que já estou neste programa e que já usufrui das vantages. Para mim a melhor é o desconto porque normalmente são hóteis bem localizados com boa pontuação e com os 10% de desconto acaba por compensar muito!

Quanto se trata de resorts também podem fazer a reserva diretamente no resort até porque às vezes alguns resorts podem não ter parceria com a Booking - para o México foi isso que nós fizemos, ficámos na cadeia de hóteis RIU, mais especificamente RIU Tequilla e aconselho-vos totalmente.

 4. dicas de transporte entre a Europa
Se ainda não conheces a FlixBus estás no sítio certo! Uma companhia de transportes com preços tão mas tão baratos que nem parece verdade. No ano passado, eu e o André, fomos a Viena, Bratislava e Budapeste e o nosso transporte entre estas cidades foi feito com a FlixBus. O preço no total ficou à volta dos 15€ por pessoa, é verdade. E, uns amigos do André viajaram de Génova para Florença por 1€. Parece irreal, não é? 

Basicamente esta companhia de transportes faz viagens entre países europeus a preços muito acessíveis, mesmo, e os autocarros têm ótimas condições e wifi.



 5. alimentação
Quando chega a hora de fazer refeições aqui depende muito de pessoa para pessoa. Há uns anos quando viajava sem país a opção era sempre comprar sandes em supermercado ou ir a locais de fast food como o Mc Donalds por serem as opções mais baratas. Hoje em dia, já vou muito mais vezes a restaurantes.

Normalmente, nas últimas viagens que tenho feito com o André, aquilo que fazemos é durante o dia vamos vendo os restaurantes que parecem bons e tentamos ver os preços e depois escolhemos. Claro que às vezes há excepções e comemos sandes ou fast food.

Uma boa dica para os países onde não há zomato é estarem atentos durante o dia a restaurantes e preços ou fazerem uma pesquisa no Google (por exemplo: restaurants near me) e o Google vai apresentar-vos uma lista de restaurantes e ao clicarem podem ver reviews, fotografias e às vezes também aparece o menu.


CÓDIGOS DE DESCONTO PARA USARES NAS TUAS PRÓXIMAS VIAGENS

Se já estás a pensar na tua próxima viagem aproveita o meu código e ganha 15€ na Booking. Clica aqui para teres acesso! Como é que funciona? Basicamente só tens de fazer a tua reserva (superior a 50€) e, após usufruires a tua reserva, a Booking vai desbloquear estes 15€ e só tens de adicionar um cartão de crédito à tua conta para que eles te possam devolver os 15€ - ou seja, este desconto não é direto na tua reserva, mas sim um valor que te é transferido posteriormente. Não te esqueças claro de criar a tua conta no momento de reserva e fazer login através do meu link para ficar tudo registado!

Caso estejas a pensar ficar antes num Airbnb, podes também clicar aqui para teres acesso a um desconto de 30€ na tua primeira reserva. 

Enviar um comentário

Partilha a tua opinião comigo!