O algoritmo do Instagram é algo que ninguém sabe como funciona ao certo. Existem mil e uma teorias mas a verdade é que só o Instagram sabe. Uma fonte fidedígna para lerem informação sobre este assunto é ir diretamente ao twitter deles uma vez que é por lá que eles confirmam ou não as teorias que correm por aí ou anunciam novas ferramentas e funcionalidades a acontecer.


Nos últimos tempos tenho lido vários artigos e estudos sobre o Instagram e formas de aumentar o alcance e hoje venho partilhar as minhas dicas com vocês. Não, não vou partilhar aquelas dicas de criarem bom conteúdo e bla bla bla. Vou mesmo partilhar dicas que têm funcionado comigo e podem funcionar também com vocês!

dicas e truques

1. Hashtags
Quando o Instagram começou uma das suas grandes características eram as hshatgs. Quem nunca escreveu uma descrição completa em formato de hashtag? Estúpido, eu sei mas na altura parecia cool e fazia sentido. 

Com o passar dos anos as hashtags começaram a tornar-se cada vez mais comuns e frequentes ao ponto de poder ser considerado spam. Chegamos a outra teoria que só o Instagram pode confirmar: o shadowban. O que é? No fundo é quando utilizamos constantemente as mesmas hashtags nas nossas publicações e o Instagram o considera spam. Isto faz com que o teu conteúdo deixe de aparecer nessas hashtags, em localizações ou até mesmo na tabela explorar, o que acaba por diminuir bastante o alcance das publicações.

Podem fazer aqui o vosso teste e analisar se o Instagram anda a 'penalizar' as vossas publicações.

Voltando ao tema dos hashtags, enquanto há uns anos quase toda a gente utilizava 30 hashtags banais em todas as fotografias, hoje em dia é aconselhado utilizar apenas hashtags específicos que se relacionem com a publicação. 

Portanto, atualmente devem utilizar hashtags mais pequenas e procurar por hashtags de comunidades /nichos pois existe uma entreajuda, existem utilizadores a seguir essas hashtags e poderão ser mais eficazes. 

Exemplo: Numa publicação relacionada com comida/restaurantes em lisboa pode ser mais relevante utilizar a hashtag #lisboapontocome do que #food. A primeira é uma hashtag que as pessoas realmente procuram e poderão interagir, a segunda hashtag está inundada de conteúdo e, possivelmente, a tua publicação irá perder-se lá no meio. 


Em relação há quantidade, li num estudo que concluía que as publicações com melhores desempenhos eram utilizadas cerca de 9 hashtags.

Portanto, no que diz respeito a Hashtags é uma questão de irem alternando as hashtags que utilizam, evitar repetições em diferentes publicações e ir testanto diferentes quantidades. Neste site podem encontrar sugestões de hashtags indicadas para a vossa fotografia.


2. A melhor hora

Quando publicar no Instagram? É crucial saber a nossa melhor hora para publicar.

Quando pesquiso por este tópico, a maior parte dos sites e artigo que leio indica para vermos esta informação nas estatísticas da nossa conta de IG. A verdade é que para mim isso não funciona. Contudo, um artigo do Later afirma, com base num estudo que analisou 12 milhões de posts, as melhoras horas para publicar são entre as 9h e as 11h da manhã.

No meu caso, segundo as estatísticas do meu Instagram, a melhor hora para eu publicar seria pelas 21h que é quando os meus seguidores estão por lá. Ao mesmo tempo existe um grande horário de posts a serem feitos por volta desta hora e sinto que sempre que faço publicações à noite, o meu conteúdo acaba por ser 'ocultado' por outros.

Portanto, com base nas minhas experiências a melhor hora para fazer posts é por volta das 11h/13h. Já o testei várias vezes e comparei com outros horários e estas horas são as que melhor funcionam para mim. 

O meu conselho é testarem diferentes horas e irem vendo o que funciona melhor. Ah e claro, depois devem ter em atenção eventos a acontecer nesse dia e nessas horas. 

Exemplo: Em dias de jogos de futebol evitem publicar à hora do jogo e em dias de festivais o mesmo, a não ser que o conteúdo seja relacionado com o festival.

2. Criar um programa de conteúdos

As pessoas adoram ver conteúdo do momento e conteúdo que se relacione com o que anda a acontecer na 'vida real'. 

Exemplo: Agora estamos na altura dos Santos Populares em Lisboa. Prepara o teu melhor look, pensa em ideias e conceitos criativos para a tua fotorgafia e corre para Alfama. Cria conteúdo do momento e partilha! As pessoas vão adorar, acredita. O mesmo acontece no Natal e outras épocas.

No mundo onde há milhares e milhares de conteúdos partilhados por dia, por vezes torna-se díficil ter novas ideias. Existem alguns calendários de dias comemorativos e respetivas hashtags que podem ser uma ideia para conteúdos. A sprout social tem um calendário com alguns dias que poderão ser interessantes para criar novo conteúdo e as respetivas hashags que certamente têm uma audiência.
Concluindo, é importante que criem conteúdo que se relacione com o que está a acontecer no mundo real. As pessoas gostam de ver conteúdo momentâneo.


aprender mais ...

Depois de já ter partilhado algumas dicas que eu tenho utilizado nos últimos tempos e têm funcionado comigo, agora vou partilhar alguns sites e ferramentas que vos podem dar uma ajuda extra a perceber melhorar todos estes mistérios do Instagram.

Existem diversas plataformas que oferecem serviços de agendamentos de posts e muitas delas têm blogs onde partilham diversos artigos sobre redes sociais com o intuito de ajudar quem gere redes a fazê-lo da melhor maneira e otimizar ao máximo a performance das publicações. Deixo abaixo alguns sites que costumo consultar:


Agora que já partilhei tudo o que sei convosco, é a vossa vez de partilharem as vossas dicas comigo e com o resto da malta que vir este post! Vamos lá criar uma comunidade de entreajuda por aqui e partilhar tudo o que sabemos. 


2 comentários

Partilha a tua opinião comigo!