Desde sempre que sonhava em visitar um país europeu nórdico na época natalícia. Pelas fotografias que via nas redes sociais das ruas enfeitadas, cafés e lojas com árvores de natal à porta e todo o ambiente natalício que se vive por lá fazia-me querer visitar uma cidade assim.

Este ano, eu e o André decidimos comprar uma viagem de última hora para Berlim: era um país que nunca tínhamos visitado e tinha mercados de natal, por isso juntámos o útil ao agradável.

Fomos numa sexta-feira, 3 de dezembro, e voltámos numa segunda-feira, 16 de dezembro. No fundo estivemos lá quatro dias, sendo que aproveitámos três pois o vôo de regresso foi pelas 12h, mas foi o suficiente para conhecer melhor a história da cidade que é bastante rica e interessante e para visitar os principais pontos turísticos.

Hoje venho partilhar algumas dicas e locais que visitámos com vocês.

Onde ficámos alojados?

Desta vez, optámos por ficar num apartamento. Os preços entre hotéis e apartamentos não variavam assim tanto, então pelo conforto e pelo facto de podermos fazer refeições em casa, decidimos ir pela segunda opção. 

Reservámos o apartamento pela Booking, aqui. Todos os apartamentos deste 'grupo' ficam ao pé da Porta de Brandemburgo. No nosso caso, ficamos a 5 minutos deste local e foi a localização perfeita porque a 1 minuto tínhamos o Mall of Berlin onde almoçámos no primeiro dia e dois supermercados.


Que mercados de Natal visitámos? Que coisas típicas podem encontrar nestes mercados? 

Ao longo do mês de dezembro vão encontrar vários mercados de natal e feirinhas em Berlim. No centro da cidade existem dois, penso que os principais e maiores: Neptunbrunnen Christmas Market que fica na praça Rotes Rathaus e o Gendarmenmarkt. 

O primeiro mercado foi sem dúvida o meu favorito, aliás fomos lá sábado e domingo por ser tão giro! Este mercado é gratuito e por lá vão encontrar várias banquinhas com artesanato, restauração, Glühwein (um vinho quente típico dos países nórdicos nesta altura do ano: toda a gente estava a beber um!), chocolate quente, Lebkuchen (um doce típico natalício, gingerbread cookies, com sabor a pão de mel), uma roda gigante e uma pista de patins no gelo.

O segundo mercado, Gendarmenmarkt, não chegámos a visitar mas espreitámos. A entrada paga-se 1€, mas era bem mais pequenino e não parecia ter uma vibe tão natalícia como o outro. A praça onde fica situado é muito bonita, especialmente de noite, mas tinha apenas banquinhas. 

Antes de ir para Berlim, tinham-me ainda aconselhado ir ao mercado de natal de Gedächtniskirche, perto do Jardim Zoológico, contudo ainda ficava longe do nosso apartamento (45min a pé ou 25min de transportes) então acabámos por não ir. Este mercado também é gratuito e, pelas imagens, parece ser grande e bem giro, por isso se tiverem tempo, dêem um saltinho por lá!

Em todos os mercados de natal vão encontrar os clássicos desta época: glühwein, chocolate quente e lebkuchen. Geralmente todas as pessoas têm uma destas três coisas na mão ahah 



Onde fizemos as nossas refeições?

Um dos pratos mais típicos lá é o currywurst: uma salsicha recheada com molho de caril. Disseram-me que um dos locais mais famosos para provar este prato tradicional é o Curry36.

Como nem eu nem o André gostamos de caril, optámos por fazer uma visita ao Five Guys visto que não há em Portugal. Perto do centro de Berlim existem dois: um na Mercedes Platz, mesmo ao pé da East Side Gallery (Muro de Berlim) e outro na Alexanderplatz.

Os jantares acabámos por fazer sempre em casa.

Que locais turísticos explorámos?

Ao longo de toda a cidade de Berlim vão encontrar vários memoriais em homenagem aos judeus e todas as vítimas. No primeiro dia visitámos o Memorial do Holocausto e as Portas de Bramburgo por estarem perto do nosso apartamento e tudo o resto deixamos para os seguintes dias.

No sábado, saímos de manhã em direção a East Side Gallery. Percorremos toda a avenida principal Unter Den Linden e, pelo caminho, fomos passando pela Bebelplatz e pela Museum Island (onde vão encontrar cinco museus diferentes e a Catedral de Berlim).  Depois de 6km a andar e a levar com chuva, parámos para almoçar no Five Guys, na Mercedes Platz. Depois de almoço, a chuva já tinha abrandado por isso aproveitámos para continuar a ver o Muro de Berlim e regressámos para ir até ao Mercado Neptunbrunnen. Quando chegámos, passeámos por lá para ver as bancas, tiramos umas fotografias e bebemos um chocolate quente enquanto víamos as pessoas a andar de patins e nos aquecíamos numa 'lareira' que eles tinham lá.

Pelas 16h30, como estávamos gelados de ter estado a chover o dia todo, e já estava a anoitecer, decidimos voltar para o apartamento e terminar o nosso dia por aqui. Andámos sempre a pé e fizemos cerca de 17km.

No dia seguinte, domingo, saímos apenas às 11h porque teve a chover a manhã toda, mas quando parou estava um solinho que sabia tão bem! Neste dia o objetivo era visitar a Potsdamer Platz, o Checkpoint Charlie (aqui vão ficar a perceber e conhecer melhor toda a história do Muro de Berlim e como é que tudo aconteceu, é super interessante), acabámos ainda por passar no Gendarmenmarkt e, à tarde fomos novamente ao mercado Neptunbrunnen, desta vez para comprar souvernis e provar as tão famosas bolachas Lebkuchen. 

Por visitar ...

Nesta viagem o grande objetivo era visitar um mercado de Natal, confesso ahah. E, com o tempo contado, os dias curtos (às 16h já começava a anoitecer) e o frio que estava acabávamos por nos cansar mais facilmente e, pelas 16h30 já estávamos de regresso ao apartamento. Para além de que apanhámos um sábado chuvoso - daqueles dias em que só se quer estar em casa a ver netflix ahah - e, domingo de manhã também choveu bastante. 

Algumas coisas que ficaram na lista foram locais menos 'turísticos' e mais locais como o Monkey Bar e toda a zona do Jardim Zoológico, o Klunkerkranich (um bar no topo de um parque de estacionamento, estilo Park em Lisboa, com uma vibe bem cool), visitar a piscina Badeschiff no verão, ver o pôr-do-sol em Klunkerkranich, ir ao DDR museum e, possivelmente, existem mutias mais atividades para fazer e locais para explorar que só os locais conhecem.

Espreita o vlog completo aqui!

1 comentário

  1. Adoro Berlim e nesta época tem uma luz especial... belas fotos!

    https://checkinonline.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Partilha a tua opinião comigo!